Image Map

domingo, 15 de março de 2015

AF - Mafia Family (Mel)

Fanfic / Fanfiction de Justin Bieber - Mafia Family


Para ler a fanfic, clique aqui!

Oi amor, tudo bem? 
Essa é a minha primeira postagem no blog e comecei logo com o seu pedido <3 Desculpe pela demora. Quero que você saiba - se já souber, é sempre melhor frisar - que essa avaliação não foi feita para que você se sinta constrangida ou desmerecer a sua história. Ela foi feita para te ajudar ainda mais na sua obra! Tudo certo? Então vamos começar! 

Aparência (capa e sinopse): 2,0 de 3,0
A sinopse está pequena, mas resume bastante a história. Porém, ela não deixou um mistério necessário e ficou pouco convidativa. Eu reparei um pequeno erro na sua sinopse: a ortografia. Na sua sinopse, você repetiu a palavra "porém" mais de uma vez, fazendo com ela ficar um tanto maçante. 

"...porém com o tempo Justin começa a mudar e se interessar pela Mafia..."
"Porém, isso muda quando Hanna se torna sua vizinha para matá-lo..."

Na segunda oração, você poderia ter trocado o "porém" por "mas" que tem o mesmo valor de oposição. Na sua sinopse, também está faltando o ponto final na última frase. Uma dica que muitas escritoras não levam em conta, mas que vale (e muito): releia tudo antes de publicar. E, claro, conserte todos os erros. 
Já a capa, eu gostei bastante; ficou uma bela edição. Mas, para uma fanfiction com o tema criminal, ela não está ressaltando isso. No caso, uma fanfic criminal tem como principais temas a ação, aventura e mistério. Sendo assim, a sua capa tinha que transpassar isso. 

Enredo e ortografia: 2,5 de 4,0

Amor, a história da sua fanfiction é bastante criativa. Um ponto positivo nela, foi que a  menina engana o Justin e não o contrário.  Outra coisa que eu também achei bastante diferente foi o fato do tema família, estar envolvida na sua história. Os pontos negativos na sua fanfic foram: a coerência, a formatação e a ortografia. Nunca, nunca, nunquinha, você começa uma história com a apresentação. Faça um teste: pegue um livro qualquer e leia o início da história. Está do jeito que você começou a sua? O autor começa com: “Oi meu nome é fulano, tenho tantos anos e sou de tal cidade”? Bem, se a respostar for – e claro que vai ser não –, pense sobre o assunto. A maioria dos leitores param de ler as fanfictions por causa disso. Comece com frases misteriosas e vá decifrando o mistério das mesmas com o desenrolar do capítulo. Isso vai fazer com o que leitor se sinta mais atraído com a história. Outro erro fatal que você cometeu, foi esse:

“ Pai: - Chegamos! – disse meu pai ao sair do carro.
Mãe: - Que linda! Fez uma ótima escolha, David! – minha mãe deu um beijo no meu pai.”

Não faça isso. Um diálogo nunca começa com o nome de quem está falando. Você pode até colocar isso no final da fala, mas nunca no começo. Outra coisa: nunca o meia-risca (-) vai ter função de travessão (─). Eu sei que é chato ter que ficar escrevendo no Microsoft Word e depois passar para a caixinha de edição do Social Spirit, e que às vezes dá uma preguiça enorme de fazer isso, mas é o certo. E ainda dá uma aparência mais culta a sua fanfiction. Veja como seria a maneira mais correta de escrever esse diálogo:

“─ Chegamos! – disse meu pai ao sair do carro.
 ─ Que linda! Fez uma ótima escolha, David! – minha mãe deu um beijo no meu pai.”

Reparou? Então. Mais uma coisa: Quando você for escrever, selecione a opção “Justificar” no Word. A estrutura do seu capítulo vai ficar muito melhor.
Amor, já pensou sobre o que significa a sigla: POV? Bom, se não, ela significa Ponto de Vista. Então, você não precisa colocar essa sigla do lado do nome e nem colocar til em torno dela, como você faz. Para diferenciar o ponto de vista de cada um, basta somente centralizar o texto, escrever em negrito o nome da pessoa e com letras maiúsculas. Logo depois disso, dê parágrafo, justifique e volte a escrever normalmente. Fácil, não é?
Os demais erros são fáceis de consertar. Toda a vez que você não souber como se escreve alguma palavra, procure no Google ou no dicionário o jeito certo de escrever – eu faço isso kkk.


Crítica Final: 2,0 de 3,0

Então querida, como eu disse seu enredo é muito legal. O fato de a mulher estar no poder e ter o controle de si mesma, e não precisar de homem, me deixou bastante satisfeita. Mas eu percebi que você se perdeu um pouco na história – isso é normal até. Para que isso não ocorra, é necessário que você leia todos os capítulos e depois continue daquele que você parou. Outra dica é revisar o capítulo antes de postá-lo. Caso você não consiga, envie para uma beta. Outra coisa: capítulos bons devem ter entre 1.000 à 3.000 palavras, pois você consegue explicar bastante e ainda deixar um mistério no final. Eu reparei que você se esquece de alguns detalhes – como de quando a Hanna e o Austin estão em uma troca de carícias íntimas no capítulo três. Na parte hot do capítulo, você não escreveu que a Hanna já estava sem as peças de roupa. Então o que deu a entender foi que ela ainda estava vestida e que não precisaria do roupão. Mas, quando ela o colocou, eu tive eu reler o parágrafo umas duas vezes para entender melhor a ideia que você quis transpassar. Cuidado com isso. Capriche nos detalhes, mas sem deixar a história cansativa demais.

Nota Final: 6,5


Nenhum comentário :

Postar um comentário