Image Map

segunda-feira, 20 de abril de 2015

AF: Antes De Harry - A Verdadeira Historia (Clarie Potter)


Hellou! Estou me sentindo tão bem por estar fazendo mais uma avaliação de HP. Estava com saudades :3 
Espero te ajudar bastante. Here we go!



Capa: 0 de 2,0

Me desculpe, mas sim, eu tive de dar essa nota pela capa. Você avisou nas notas iniciais da história que a capa era de outra fanfic. Se você pegou - na internet, sim, mas sem antes falar com o editor/autor, é plágio. Então eu recomendo que pegue outra imagem provisória, e, enquanto isso, peça um DS num blog de fanfics. Não posso avaliar. 



Sinopse: 1,0 de 2,0


Apesar da sinopse deixar aquele ar de suspense gostoso, não foi o suficiente. 
1º: A última frase ("Bom, só lendo pra saber né?") quebrou tudo, porque é frase de quem não tem confiança no próprio trabalho. Sabe, quando você põe "dá uma chance pra fanfic" já quer dizer que você não confia em si mesma, na sua criação. E auto-confiança é tudo, o fator x na criação de uma história. Se você não acredita nela, quem acreditará?
2º: Não podemos confundir suspense com falta de informações. Você nos contou o básico do básico do básico, e não é satisfatório - no sentido ruim, que você olha e faz "humpf", continuando a procurar por outras histórias. O bom é quando não é satisfatório e você quer saber mais, entende? Curiosidade mata o gato, mas dá vida à leitores! 
Recomendo a você que encomende uma sinopse aqui no blog, as designers são boas e vão te ajudar nisso, tenho certeza.



Ortografia: 1,5 de 3,0 

Olha, encontrei vários erros de cara. Vou mostrá-los pra você, mas te darei a solução logo depois.
¹: "...de que iria á Hogwarts"
Nesse caso, usamos a crase - que é o que você quis usar, mas usou incorretamente. A crase é o acento ao contrário (à). Da forma que você usou, não existe em nenhuma situação (apenas junto de palavras, como "água", por exemplo). Nesse caso: "... de que iria à Hogwarts."
²: "...mais Lily sabia muito bem oque..."
a) "Mais" é conectivo de quantidade. No caso dessa frase, usamos o conectivo adversativo "mas". Aqui você pode ler uma dica que fala só sobre essa diferença. 
b) "oque" é separado. 
Então: "... mas Lily sabia muito bem o que..."
³: "Severo Snap"
Por favor: Severo Snape.
Também achei erros de vírgulas colocadas erroneamente (leia sobre pontuação), o uso incorreto do travessão, entre outros. Aqui vai minha solução: mande seus capítulos para betagem. 
Ter uma beta é essencial no início da caminhada na escrita. Ela(e) corrige seus capítulos, e, se você pedir, ela(e) pode apontá-los pra você. Isso ajuda muito, mas muito mesmo, porque você, sem perceber, vai melhorando a escrita, seguindo o exemplo de seu/sua beta. 
Algo que gostei na sua escrita foram os diálogos, você põe bastante a personalidade dos personagens nas falas, e isso faz toda a diferença. Melhore os outros pontos e tchã-dã! 



Enredo: 2,5 de 3,0

Vemos fanfics sobre o triângulo amoroso mais famoso do mundo bruxo o tempo todo, mas agora temos uma novidade: Lily se compadeceu e se casou com Severo! Wow, isso é novo (pra mim, cof cof)!
Gostei desse ponto a mais - geralmente, eles ainda são adolescentes, Lily ainda está naquela coisa "vou, não vou" infantil. É bom ver uma fanfic em que ela já está adulta, casada com o Ranhoso, e ainda tendo as dúvidas sobre os machos. Esplêndido. Adorei. 
Melhore os outros pontos, e a fanfic será brilhante!


Nota final: 5,0 de 10


xx,





Nenhum comentário :

Postar um comentário