Image Map

quinta-feira, 30 de abril de 2015

AF: Unexpected Encounters (LilaBalerina)



Capa:

Sinceramente: sua capa não me agradou de nenhum modo. A primeira coisa que se nota é que a foto do Justin está roxa enquanto a da garota não. As fontes e os styles utilizados no título não combinaram e foram mal encaixados, confesso que tive que aproximar meu rosto da tela para ler a frase e os créditos, o style usado é muito escuro. O único ponto que me agradou foi a foto da Barbara, ficou bem posicionada e o tamanho está ótimo. Super recomendo que encomende outra capa! Fazer isso daria uma nova visão a história.

Valor da Capa: 2,0 | Valor Adquirido: O,5
SINOPSE:

"Alexia Evan Carter. Uma jovem garçonete com um sonho que não cabe dentro do próprio coração. Linda, simpática, honesta, ciumenta, que pode mostrar seu talento para o mundo, só precisa de uma oportunidade. Justin Drew Bieber. Um jovem astro pop da música. Ama cantar, e com seu talento conquistou o mundo em um piscar de olhos. Lindo, honesto, ciumento, impaciente, grosseiro... Quando lhe julgam, não tem direito de resposta o que lhe deixa muito irritado. Mas no fundo tem um coração de gelatina. Dois destinos muito diferentes, mas com encontros inesperados, podem se tornar um destino único."

Sua sinopse está em um tamanho bom e não apresenta nenhum erro ortográfico, mas o que me incomoda é que ela não é explicativa. A sinopse está descrevendo mais a personalidade dos personagens do que a história em si. Não consegui saber o que tem na fanfic apenas por lê-la. Não acho que tenha que muda-la, mas o melhor seria fazer isso. No resumo que você enviou, sitou que ela conheceria o Justin em uma festa e se encontrariam outra vez na seção de fotos. Você deveria ter colocado esse detalhe da sinopse, assim saberíamos um pouco o enredo da Fanfic.

Valor da Sinopse: 3,0 | Valor Adquirido: 1,5


ORTOGRAFIA:

Seus erros de português são muitos e facilmente legíveis, mas não colocarei todos aqui porque realmente são muitos. Super aconselho a procurar um beta, mas você mesmo pode dar uma revisada nos capítulos. Temos dicas super válidas aqui no Kat e se quiser pode dar uma olhada para aperfeiçoar sua escrita. Tome bastante cuidado com as abreviações, evite escrever pro e pra.  

- Meu serviço é bem básico, mas trabalhar de 7:00 as 17:00 da tarde não é fácil pra ninguém.
Forma Correta: Meu serviço é bem básico, mas trabalhar de sete da manhã as dezessete da tarde não é fácil para ninguém.

- Como meu apartamento fica bem próximo do meu trabalho, vou e volto a pé mesmo, afinal sou jovem e tenho disposição.
Forma Correta: Como meu apartamento fica bem próximo do meu trabalho, vou e volto a pé mesmo, afinal, sou jovem e tenho disposição.

- Cheguei em casa e fui direto pro segundo andar do apartamento.
Forma Correta: Cheguei em casa e fui direto para o segundo andar do apartamento.

E todos esses erros se repetem inúmeras vezes pelo capítulo todo. Tente conserta-los e isso ajudará em uma  escrita limpa, caso não consiga, procure alguém que a ajude. Algo que também me fez descontar décimos foi a falta do travessão, tente usá-lo nos próximos capítulos.


Valor da Ortografia: 3,0 | Valor Adquirido: 1,0
Enredo:

Sua história me parece clichê, mas o fato dela conseguir uma sessão de fotos sem a ajuda do Justin é algo diferente. Nunca vi uma história com esse enredo ou sequer parecido e isso é um ponto positivo. Continue assim e concentre-se para não perder o foco da história. Mas lembre-se, tome muito cuidado para não tornar sua história clichê, faça com que os leitores não consigam adivinhar o que vai acontecer no final.


Valor do Enredo: 2,0 | Valor Adquirido: 2,0

DICAS:

- O primeiro ponto que devo ressaltar seria dizendo que nunca comece um texto descrevendo o personagem. A história fica mais detalhada quando o autor fala pouco a pouco sobre a personagem principal e sua personalidade.

- Você deve escrever os números por extenso. Esse erro se repete inúmeras vezes pelos capítulos e aconselho a mudar para favorecer uma escrita agradável.
Exemplo: Tenho 19 anos e moro atualmente em New York.
Forma Correta: Tenho dezenove anos e moro atualmente em New York.

 Escreva tanto para o leitor feminino tanto para o masculino. Sempre lembre-se que homens/garotos também leem fanfics, então para eles é meio estranho ler uma história que foi diretamente direcionado para as mulheres/garotas. Isso se repete pelo menos umas duas vezes no primeiro capítulo.
Exemplo: Sou uma garçonete, se você pensou que eu era namorada dele e ficava mandando nos empregados você está muito enganada.
Forma mais apropriada: Sou uma garçonete, se você pensou que eu era namorada dele e ficava mandando nos empregados vocês estão muito enganados.

- Se realmente quer abreviar, sempre se lembre de usar um tracinho antes de tal palavra, ou apenas escrever da forma completa.
Exemplo: Meu serviço é bem básico, mas trabalhar de 7:00 as 17:00 da tarde não é fácil pra ninguém.
Forma correta: “Meu serviço é bem básico, mas trabalhar de 7:00 as 17:00 da tarde não é fácil 'pra ninguém.” ou “Meu serviço é bem básico, mas trabalhar de 7:00 as 17:00 da tarde não é fácil para ninguém.”


Nota Final: 5,0

Lembre-se que em momento algum quis prejudicá-la, meu maior intuito aqui é lhe ajudar. Tente concertar os erros que apontei e continue com sua história: sei que ela ainda lhe renderá vários leitores : )


3 comentários :

  1. Amei a sua avaliação. Irei consertar os erros ortográficos e irei fazer uma nova capa para a fanfic.
    Muito obrigada!
    :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha entendido que só quis ajudar. E de nada <3

      Excluir
  2. Já mudei a capa. Ficou bem melhor que a outra. Pelo menos eu acho né. E em relação aos erros, talvez eu demore pra cobsertar , pois faz muito tempo que eu não posto capítulos. Estou indecisa se vou continuar com a fic. Por isso que pedi uma avaliação, pra saber se vale ou não continuar a fic.

    ResponderExcluir