Image Map

sexta-feira, 8 de maio de 2015

AF: Bad Girl Rebel (KethyBelieber)

Fanfic / Fanfiction de Justin Bieber - Bad Girl Rebel
Leia a fanfic aqui

Oi, anjo, tudo bem? Desculpe a demora, aqui está a sua AF! Quero que saiba que tudo escrito aqui é totalmente para o bem da sua fanfic, ok? Quero muito poder vê-la um dia com o dobro de favoritos e comentários! <3 Vamos começar? E não se esqueça de comentar :).

Aparência (capa + sinopse): 1,2 de 2,0.

Confesso que sou bem chata quando o assunto é sinopse e capa de fanfic. Eu gostei muito da sua sinopse — você conseguiu contar os fatos da sua história, mas mesmo assim deixou o mistério principal. Acredite, muitos escritores erram quanto a isso. Há vezes em que a sinopse deixa a desejar por escassez de fatos, ou pelo o completo detalhe deles. Porém reparei, infelizmente, que a sua sinopse tem alguns erros bobos de ortografia e coerência.
“... cansei de sonhos sonhados em vao...” — O próprio verbo, “sonhados”, já está dando sentido de sonhar. Então, você não precisa colocar o substantivo e o verbo juntos. Na palavra “vão”, o uso do til é necessário. Para estabelecer uma coerência nesta parte da sinopse, permitir-me reescrevê-la:
“... cansei de sonhar em vão...” — Ficou bem melhor, não é mesmo?
“... cansei de tentar entender a vida do porque ela sempre nos surpreende.” — Percebi que a falta de uma preposição (palavra que estabelece uma relação entre dois ou mais termos da oração [frase com verbo]) deixou a sinopse com uma sensação de incompleta e má compreendida. Tomei, novamente, liberdade em reescrever este trecho para ficar mais fácil o entendimento.
“... cansei de tentar entender a vida e do porque que ela sempre nos surpreende”.
“Chega uma hora que voce cansa,cansa de se preocupa ,cansa de tentar agradar a todos ,cansa de fazer tudo de ser bonzinho e politicamente ''correto''”. — Preste atenção novamente com a acentuação e com a repetição de palavras que possuem o mesmo sentido. O verbo preocupar, sem o r no final, tende a estar na terceira pessoa do singular. Por isso, toda a vez que você não estiver se referindo a alguém, e quer somente denotar a ideia de preocupação, use o r no final (ou seja, deixe no infinitivo). Reescrevendo esse trecho:
“Chega uma hora que você cansa de se preocupar, cansa de tentar agradar a todos e de fazer tudo. De ser bonzinho e politicamente ''correto''”.
Nota: Repare que a pontuação sempre irá ficar do lado esquerdo da palavra, e nunca do lado direito.


Procure reler a sua sinopse com mais calma e atenção. Assim, você ficará mais atenta com os erros e acertos. Um leitor sempre vai levar em consideração a aparência.
A capa ficou uma bela edição, e eu pude identificar que a protagonista é uma bad girl. Gostei do posicionamento das fotos, e deste mosaico — principalmente. Vamos supor que eu tenha uma queda por mosaicos, haha. Apenas não gostei muito da coloring usada e que a palavra “Rebel” não está nítida na capa. A falta de texturas e a má qualidade do design proporcionou-me uma má impressão da capa. O Spirit aceita designs em .PNG, isto é, imagens de ótima qualidade. Uma capa com qualidade excelente tende a chamar mais ainda o leitor para a leitura da fanfic. A primeira impressão é muito importante, e você precisa levar isto em conta quando for pedir o seu DS.

Ortografia: 2,5 de 4,0.

Sua ortografia tem deficiências sérias, porém fáceis de serem consertadas. Você faz o uso errado do hífen em diálogos (o certo é usar o travessão. Atalho: Alt+0151), e também não pontua finais de frases. As pontuações são importantíssimas para o entendimento de qualquer coisa. Com elas, nós podemos identificar perguntas, exclamações, etc. Quando você deixa de pontuar finais de frases, a impressão é que elas ficam “pairando” no ar. E, olhe só, até para esse tipo de frase temos uma pontuação que se chama reticências (...). As reticências servem para mostrar ações/ideias ainda não concluídas, que ficam suspensas. Quando você termina uma frase, pontue com o ponto final! Em apenas uma oração, eu identifiquei seis erros desnecessários. Sinal vermelho, girl!
“ - Serio mesmo que amanha vou ter que ir pro colégio? - Fiz cara de tédio, ela pós sua mão em meu ombro”
Repare que hífen tem a função de ligar os elementos de palavras compostas (couve-flor, etc.) e nunca de começar o diálogo. Pontuação, mais uma vez, anjo. As palavras, sério e amanhã precisam ser acentuadas tanto quanto a palavra colégio e tédio. É necessária a pontuação. Sempre. Always and Forever. Pós significa depois daquilo, após alguma coisa. Pôs vem do verbo pôr e está na terceira pessoa do pretérito perfeito do indicativo. Outra coisa importante é que você se esquece do “e”. A letra “e” é como uma ligação de duas ou mais ideias. Às vezes, sem ela, a oração perde todo o sentido. Existem momentos em que a vírgula não a substitui. “Pro colégio” está certo, porém seria mais formal você escrever “para o” ou “ao colégio”. Agora verifique novamente a sua frase com os devidos consertos:

“— Sério mesmo que amanhã vou ter que ir para o colégio? — Fiz cara de tédio, e ela pôs sua mão em meu ombro”.
Você tem muitos erros e o meu conselho é que procure uma beta–reader. Tente não colocar tantos parágrafos desnecessários no seu capítulo e reescreva o que leu. Isso é muito importante. Não escreva os capítulos no Spirit ou no celular, mas no Word. A formatação é de muita importância, tome cuidado com isso também.

Crítica Geral: 2,0 de 4,0.
É uma pena, mas a sua história caiu nas garras do clichê e do enredo repetitivo. Reparei que a personalidade da Gabrielly não fez o estilo bad-girl que eu esperava, mas sim que ela é uma garota que tem muita autoconfiança e que não representa muito a realidade atual. Os erros cometidos ao longo dos capítulos fizeram-me desistir de apreciar a história, o que é bastante triste. Outra coisa que me incomodou, foram a escolha dos nomes dos personagens. Claro que não há como mudar tal coisa, porém quando você for escrever outra fanfiction, pesquise sobre nomes americanos. A mistura dos nomes em português mais o acrescentamento do “y” ou da duplicação de letras, não resultaram em algo americano — pelo menos não para mim. Minha dica, é que tente inovar e criar novos rumos para a sua fanfic. Não deixe que sua história se torne algo maçante por causa da sua escrita. Procure uma beta e peça dicas constantes; não desista. Todos nós temos erros, mas o que nos diferencia é se aprendemos com eles ou não.

Nota Final: 5,7 — Abaixo da média :(.


Um comentário :


  1. Nem sei por onde começar...

    Vou seguir seu conselho, vou corrigi meus erros, vou dar o meu melhor para mudar essa pontuação que ganhei.
    Quero te agradecer por ter me alertado, eu não havia visto tanto erros assim, mais vou mudar.
    Enfim não tenho muito que falar apenas... Obrigado!
    Obs: Onde eu posso achar uma beta? Realmente não sei como achar.

    ResponderExcluir