Image Map

segunda-feira, 25 de maio de 2015

AF: Nossa Quimica (Luuíza)

AVALIAÇÃO DE FANFIC: Nossa Química — Luuíza.

LEIA AQUI

Capa:


Não gostei do tamanho da capa, não combinou com as imagens e as deixou com uma aparência "esticada". Também não curti as fontes e os styles, acho que não combinaram. Faltou alguns PSD's para dar mais cor. Sinceramente, não gostei de nenhum aspecto da capa, as imagens escolhidas para representar os personagens são bonitas, isso é verdade, porém acho que elas não mesclaram bem. Recomendo que, se quiser, troque a capa.

Nota: 0.3/2.0


Sinopse:

Gostei da sinopse, a meu ver ficou bem criativa e misteriosa, não é fácil escrever uma sinopse em primeira pessoa assim. Contudo, há alguns errinhos. Como, por exemplo: "alguns erros.Hoje..." você deve separar o "Hoje" do ponto final.

"agradeço á Deus..." não sei que acento você usou, o Nyah! tem uma formatação estranha de texto, por isso não consegui identificar, mas não é necessário utilizar acento de nenhum tipo neste caso.

"que eu fiz.E se preciso," dois erros aqui, o primeiro já citei lá em cima, deve-se espaçar o "e", o segundo é a falta de vírgula após o "e". Correção: "que eu fiz. E, se preciso,"

Bom, logo após isso, você usa isto (esqueci o nome que se dá a isso, desculpe): "(...)", mas não é necessário, pois você não omitiu nenhuma informação da sinopse, então peço que apague, já que não é preciso.

"...faria tudo novamente por que" este "por que" tem sentido de pergunta, não de resposta, o correto seria usar "porque". Correção: "...faria tudo novamente porque". Veja aqui uma dica escrita por mim ensinando a usar os porquês.

É só isto, estes foram os únicos erros que pude notar na sua sinopse, corrija-os quando for possível, sim?

Nota: 1.0/2.0

Ortografia:

Antes de citar qualquer erro, começarei chamando a sua atenção para a falta de travessão em seus diálogos, você usa o meia-risca, o que não é correto, veja aqui uma dica escrita pela Nick Bieber ensinando a inserir o travessão.

"O vento atravessava a janela do meu quarto, e eu enchia mais uma vez a colher de brigadeiro de panela, enquanto Lucy" a vírgula após "quarto", é desnecessária.

"– A festa é de começo de ano e para novatos, como você é novata deveria ir" faltou uma vírgula antes de "novata". Correção: "– A festa é de começo de ano e para novatos, como você é novata, deveria ir".

"...e revirei outra parte do livro que estava lendo" fiquei um pouco confusa neste trecho, mas acho que ficaria melhor se você trocasse o "revirei outra parte do livro" por "virei outra página do livro".

"...e a Maria, sua baba é super gente boa" faltou uma vírgula após "baba" e, aliás, a palavra babá é acentuada. Correção: "...e a Maria, sua babá, é super gente boa".

"E a"Mari", não é minha baba coisa nenhuma" duas coisas, primeira: você esqueceu novamente o acento em "babá", segunda, a vírgula após "Mari" é desnecessária. Correção: "E a "Mari" não é minha babá coisa nenhuma".

"Se ela não é sua baba, é oque então?" há novamente o erro na escrita da palavra "babá", o erro na escrita de "o que" e a falta de vírgula antes de "então". Correção: "Se ela não é sua babá, é o que, então?"

"Mas então porque vc não quer ir?" antes de qualquer coisa, lembre-se que você nunca deve abreviar palavras em textos, por isso escreva "você". E este "porque" tem o sentido de resposta, o correto seria usar "por que".

"Ela ainda tinha duvidas?" a palavra "dúvidas" tem acento.

"Olha lá na festa..." faltou uma vírgula depois de "olha". Correção: "Olha, lá na festa..."

"Oque eu não faço..." como eu já disse, você tem que separar o "o" do "que". Correção: "O que eu não faço..."

"Obrigado Mayane!" duas coisas, primeira: como quem está falando é uma mulher, escreve-se "obrigada" (obrigada -> mulheres; obrigado -> homens). Segundo, você sempre tem que separar o vocativo (Mayane) com a vírgula. Correção: "Obrigada, Mayane".

"...unica pessoa que..." a palavra "única" leva acento.

"mas ai..." na verdade, escreve-se "aí".

Bom, pelo o que eu pude observar nos outros capítulos, os erros se "repetem", há falta de vírgulas, vírgulas desnecessárias, palavras sem acentos, falta de travessão e tal. Recomendo que mande seu capítulo para betagem aqui (quando as vagas reabrirem) ou em qualquer outro blog.

Nota: 1,0/3,0.

Enredo:

Achei realmente muito original o fato da personagem ser brasileira, isso para mim é um diferencial enorme. O romance entre ela e o "perseguidor" também foi uma ideia bastante criativa, o fato de você ter feito eles se separarem no final dessa primeira temporada foi bastante interessante, isso deixa os leitores curiosos e os incentiva a ler a segunda temporada para saberem o que irá acontecer com o casal. Enfim, achei tudo muito criativo, acho que você precisa apenas se atentar aos errinhos.

Nota: 3,0/3.0

Nota final: 5,3.



Nenhum comentário :

Postar um comentário