Image Map

segunda-feira, 29 de junho de 2015

AF: Consequences (Mayara Letícia)

Fanfic / Fanfiction de Justin Bieber - Consequences
Olá, Lets! <3 Tudo bem? Agradeço muuito pela preferência, acho que é a minha primeira aqui no Kat XD. Espero que goste e caso queira saber de outras opiniões, refaça o seu pedido! :)

Aparência: Capa + Sinopse: 2,0 de 2,0.

Uau. Ainda estou sem palavras para descrever o quanto eu gostei de ambos. A designer conseguiu passar perfeitamente o enredo da fanfic, ressaltando apenas os tons vermelhos, mostrando que a fanfic é movida pelo desejo carnal e pela obsessão, mas não precisamente sobre o amor. Parabéns!
A sinopse ficou bastante objetiva e convidativa. Reparei que você (ou a designer que a fez) retratou os pontos principais, mas não deixou o mistério que atrai o leitor e sim uma afirmativa: “vai ter isso tudo, se você quiser ler beleza, se não, só lamento”. E eu achei muito legal, porque é difícil quando uma sinopse é bem produzida desse jeito.

Ortografia: 3,0 de 3,0.
Apesar de a one conter erros bobos, não encontrei algo que realmente possa lhe tirar pontos. Você usa travessão, o que é um excelente avanço, já que a maioria das escritoras não tem esse costume. Achei interessante a riqueza dos detalhes dados, tanto quanto a maneira simples de descrever atos complexos. Vejo que não tenho muito a avaliar nesta área, o que me leva a ter uma grande euforia — geralmente este é um dos tópicos mais extensos das minhas avaliações.

Criatividade: 0,7 de 1,0.
Aqui vemos mais uma da série Justin Paranoico Que Gosta de Garotas Colegiais. Para o leitor que estivesse cansado disso, iria simplesmente ignorar, se não fosse por uma controvérsia: a mocinha não é uma mocinha. Achei interessante o fato da Angel não ser uma menina delicada que ainda era virgem e que gostava de cantar com os pássaros e correr por campos verdes, mas sim uma verdadeira manipuladora. Isso me vez repensar sobre a fanfic e até mesmo olhá-la diferente. Claro que a sua criatividade rompeu as barreiras do clichê: são duas pessoas manipuladoras que gostavam da mesma coisa. Porém achei que você poderia ter ido mais longe — usufruísse mais da personalidade de ambos. Justin era manipulador? Sim. Ele teria o que queria? Sim. Mas a Angel poderia ter lhe passado a perna e o feito mergulhar em sua própria luxúria? Com certeza! Uma reviravolta na trama seria mais do que fantástico e provaria que a one poderia ser sobre um tema-base comum, mas com um “porém” bem interessante.
Clichê: 1,7 de 2,0.
Justin obsessivo, manipulador e problemático é o que eu mais leio em fanfictions do tipo. E talvez nem fosse porque eu gosto, mas sim pela dificuldade em que eu encontro algo diferente para ler. Em parte, você usou o clichê. Em outra, recompensou com controvérsias interessantes. Angel também era igual ao Justin — não totalmente, mas parcialmente. Ambos buscavam sempre o prazer. Ambos eram calculistas e frios. E ambos talvez não se importassem com sentimentos. Afinal, quando alguém observa o outro diariamente, tira fotos daquela pessoa nua ou fazendo coisas íntimas, não é considerado — pelo menos não para mim — um ser apaixonado. Contudo, amamos como queremos e da forma que achamos melhor, então Justin poderia apenas querer alguém para ficar e essa era a única forma que ele conseguiu fazer isso. Depende do ponto de vista exercido por cada pessoa. Bom, voltando ao assunto principal, achei que você poderia ter ampliado mais aquela relação pondo a personalidade de ambos em prática. Angel era fria e calculista. Por que não mostrou isso a Justin em quatro paredes? Por que não se aproveitou do coração dele e o enganou, fazendo-o soltar as algemas? Ela estava gostando da submissão? Mas qual o motivo, já que ela dormia com vários e não tinha pudor com o próprio corpo? Muito mais questões podem ser abordadas, mas quero que foque nessas. Quanto a Justin, senti uma quebra de expectativa quando ele queria que a sua amada não fosse machucada por ele. Achei interessante, e isso nos leva a próxima questão: Por que ele fez isso? Só porque ele não era tão mau assim, ou tinha alguma coisa a mais? Ele estava em busca apenas do corpo dela, ou queria conquista-la? Se ele quisesse conquista-la, porque não fez isso antes, ao invés de perseguir a menina e invadir a sua privacidade? Mais questões a serem pensadas. Sua história ficou no meio do clichê. Mas para sair dela completamente, você precisava ter usado mais a personalidade de cada um deles e criado situações diferentes como, por exemplo, a quebra de expectativa de Justin.
Crítica Geral: 2,0 de 2,0.
Sua fanfic não é ruim. Existem pontos que precisam ser pensados, mas a levar em conta que é uma oneshot, eu realmente me impressionei. Gostei da sua escrita, ela por um lado é leve, mas por outro tem aquela riqueza de detalhes que cenas de relações sexuais precisam ter para se tornarem interessantes, e não hilárias. Uma dica para que, caso você for escrever mais alguma outra one, é não ter medo de usar as personalidades deles. Afinal, a história é sua e você pode usar e abusar disso e não terá outros capítulos para que o leitor descubra mais sobre cada um. Esse é um dos fatos que tornam uma fanfic única. Faltou um pouco mais de envolvimento entre os personagens, acredito eu, entretanto vemos que ali o desejo carnal era maior e que talvez não pudesse haver carinho nem atenção devidas. Sua fanfiction renderá muitos favoritos e comentários, parabéns!
9,4 — Excelente!


2 comentários :

  1. Que amor! Amei sua avaliação, sério. Você diva <3 Bom, agradeço aos elogios, e o crédito da sinopse é todo da Cam <3 Essa brilhosa. Era pra ser clichê mesmo porque queria escrever algo nessa área, já que não sou acostumada a escrever esse tema. Amei a nota <3 Muito obrigada, Amethyst!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello! De nada <3 Obrigada de verdade pelos elogios e por ter comentado, fico feliz em saber que gostou!! Isso me incentiva a continuar, já que em quase todas as minhas avaliações ninguém comenta :(. Obrigada mais uma vez, Lets! ♥

      Excluir