Image Map

terça-feira, 25 de agosto de 2015

AF: Boundless (Candie Whiteley)

Olá! Bom, sei que pediu preferência para a Amethyst, porém ela teve que se ausentar um pouco da categoria, por isso estou "assumindo" no lugar dela, você pode refazer o pedido quando ela voltar, se quiser. <3 Vamos começar.


Leia Boundless


Capa: 




Acho bastante difícil não gostar de uma capa com tamanha elaboração, eu adorei o modo como a designer encaixou todos os gifs/imagens, o contrato foi um dos melhores pontos da capa para mim, achei-o muito criativo, tais como os post-its espalhados. Enfim, não tenho nada para reclamar, amei as cores da capa e todos os outros quesitos também.

Nota: 2,0/2,0


Sinopse:

Bom, sua sinopse contém um bom resumo da fic, contudo eu senti falta do mistério, não há nada que atraia e faça com que o leitor pense "puxa, e agora?!", este atrativo faz muita falta nas sinopses. Eu também encontrei alguns erros.

"...Scarlett Marshall, se vê em uma situação delicada no momento..." a vírgula após "Scarlett Marshall" é desnecessária. "...Scarlett Marshall se vê em uma situação delicada no momento..."

"...ela vai atrás de audições para Fitting Model - Modelos "Manequins"..." neste caso você usou o hífen (-) para separar uma frase explicativa, o correto seria usar o travessão (—). "...ela vai atrás de audições para Fitting Model — Modelos "Manequins..."

"Ser modelo, nunca fora algo que me encantasse, porém um príncipe conquistou-me para depois revelar a sua verdadeira imagem - A de um Monstro" esta frase toda me confundiu, acho que devia reescrevê-la de uma forma melhor. Além disso, a vírgula após "modelo" não é necessária, você também errou no uso de letras maiúsculas e hífen (você pode trocar este hífen por travessão ou vírgula), também faltou o ponto final após o término da frase. Correção: "Ser modelo nunca fora algo que me encantasse, porém um príncipe conquistou-me para depois revelar sua verdadeira imagem, a de um monstro".

Estes não são os únicos erros que encontrei na sinopse, mas são os mais relevantes, os outros são mais por falta de atenção que qualquer outra coisa, insisto que, se não optar por outra sinopse, revise-a e conserte os errinhos.

Nota: 1,0/2,0


Ortografia:

Eu gostei da sua escrita, é bem estruturada, e você usa travessão, o que quase me matou de alegria. <3 Apesar disso, encontrei alguns erros, como, por exemplo, você acerta a colocação de todas as vírgulas na maior parte dos capítulos, porém em alguns pontos você acaba se esquecendo de colocá-las. Veja:

"Não fica brava Scar, eu não posso desperdiçar uma chance dessas." você não separou o vocativo (Scar) corretamente neste caso. Correção: "Não fica brava, Scar, eu não posso desperdiçar uma chance dessas." erros como este se repetem diversas vezes no capítulo.

"Você tem que parar de deixar as chaves de baixo do tapete..." o correto aqui seria usar o "debaixo". Correção: "Você tem que parar de deixar as chaves debaixo do tapete..."

Notei que você também confunde os porquês, trocando o "por que" usado em perguntas pelo "porque" usado em respostas, recomendo que olhe nas dicas do Kat, lá você vai encontrar algumas aulas que podem te ensinar não só o uso dos porquês, mas também pontuações, gramática etc...

Bom, em suma, nos capítulos pude notar que seus principais erros são com vírgulas e acentos. Na maioria das falas você acaba separando o vocativo de forma errada ou esquecendo de algum acentinho, não são erros muito grandes, mas eu recomendo que você arrume uma beta para consertar estes erros para você, vez ou outra peguei alguns erros com colocação de letra maiúscula e minúscula, por exemplo, esquecendo da letra maiúscula após o interrogação, além de pequenos erros a respeito da crase. No segundo capítulo, você acaba deixando os parágrafos todos juntos, recomendo que os deixe bem espaçados.

Enfim, se não quiser uma beta, recomendo que veja aulas a respeito de alguns quesitos citados acima e revise seus capítulos.

Nota: 2,0/3,0


Enredo:

Então, eu acho que as fics onde o Justin é o chefe bonitão e poderoso estão caindo no clichê, pois é sempre a mesma coisa, ele sente desejo por ela e, em contra-partida, ela se apaixona por ele. Apesar de, por enquanto, eu não ter visto muito disso na sua fic, recomendo que evite essa temática. Achei legal o fato de você mostrar que, apesar de ela ter assinado o contrato e tal, não gosta de ser submissa do cara. Agora que você me esclareceu os pontos que ficaram confusos em minha mente, não tenho muito a reclamar, espero que a personagem principal continue odiando o Justin durante o decorrer da fic, eu ficaria muito irritada se ela aceitasse algum tipo de perdão, acho que até um tipo de vingança seria legal. Aliás, foi bem bolado o lance de só o Justin poder cancelar o acordo, assim o final fica bastante imprevisível. 

Nota: 3,0/3,0 | Nota Final: 8,0


É isso, não sou tão boa quanto a Amethyst para dar dicas de enredo, contudo eu coloquei tudo o que acho que deve ser melhorado. Acho que uma AI (avaliação de ideia) pode te ajudar muito. Comentários são sempre bem-vindos!





4 comentários :

  1. Oi Cam, tudo bem ? Sobre a ortografia isso me assustou muito porque eu pedi uma critica em outro site também e voce e a outra designer estão reclamando da ortografia sendo que a fic é betada, eu não entendo nada de português por isso não percebo muito os erros, mas eu já estou tomando uma providencia para isso. Sobre a parte do contrato ela voltou sim pra faculdade, tanto é que eu comecei um dos capítulos falando que no dia seguinte ela foi depositar o cheque no banco e esfregar na cara da diretora que tinha dinheiro para pagar o curso e no capítulo cinco eu falei que ela foi para a faculdade então ela não saiu de lá. Outra coisa que voce também não entendeu: ela não assinou o contrato por dinheiro, ela assinou porque no momento ela e o Justin estavam namorando ( tudo parte do plano do Justin ), ela assinou porque estava apaixonada pelo Justin ( antes mesmo de saber que ele é sádico ) porque ele era um amor com ela aí ele vai chegar para ela e falar que é sádico e pedir para ela assinar, falando que não ia fazer nada demais com ela,só uns tapinhas e umas chicotadas e ela burra assina porque como ele é namorado dela ela confia nele, ai ele mostra o verdadeiro monstro que é. Depois que ele mostra quem é a Scarlett passa a odiar ele ( claro porque ninguém ama um cara que a machuca e gosta de vê-la sofrer ) por isso que depois ela não gosta de ser submissa dele, mas ela não tem como sair do contrato. Estou meio receosa sobre você ter ou não lido as observações, pois por mais que você tenha entendido que ela não gostava de ser submissa dele, esse contrato não em absolutamente nada haver com dinheiro. Então eu queria te pedir para refazer apenas esses pontos, porque eu fui clara na fanfic que ela voltou sim para a faculdade, sobre o contrato acho que você se confundiu um pouco achando que tinha haver com dinheiro, mas agora que eu esclareci as suas duvidas queria te pedir para refazer a avaliação dessas duas coisas, não vou refazer o pedido porque não acho que tem necessidade, mas queria que você concertasse essas coisas que eu disse porque isso prejudicou muito a minha nota. Obrigada pela critica, de verdade, ela me ajudou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Vou bem. Então, acho que seria bom mostrar as avaliações para sua beta, assim ela pode saber onde melhorar para não acabar deixando muitos erros não só na sua, mas também em outras fics que ela deve betar. Então, sobre o enredo, realmente eu me equivoquei muito nestes pontos, peço desculpa, realmente alguns pontos (principalmente sobre o dinheiro) acabaram me deixando confusa. Apesar de você ter colocado que o Justin era um cara que fazia as menininhas se apaixonarem e depois revelava quem de fato era, imaginei que seria diferente com a Scarllet, não sei por quê.
      E, voltando um pouco atrás, sobre o português, nas dicas do site você vai achar muita coisa de ajuda. ;D
      E a AF já foi atualizada! Desculpe mesmo o engano. E, é claro, você pode sempre refazer o pedido para novas opiniões. Beijos, qualquer outra coisa é só falar. <333

      Excluir
  2. Você atualizou ? Cara eu nem sei como te agradecer kkk, você é a unica designer de cf que faz isso eu acho, muito obrigada. Sobre as coisas que você colocou na cf, Scalett vai se vingar inclusive é uma das minhas partes favoritas. Muito obrigada apor tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, atualizei, sim, afinal eu cometi um erro em com relação a fic, não posso deixar que fique com nota baixa por isso. u-u

      E vinganças são T-U-D-O!

      Excluir