Image Map

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

AF: Princesa Guerreira (inulovearte)


(link)

Avaliação para Fanfic
Oi, oi, oi. Então finalmente saiu sua avaliação U.U (sou exagerada, i know.)

Capa
Como uma amante de livros, eu sempre preferi capas mais expressivas e acho que a capa se expressou por si só, a escolha da imagem da Red Sonja representou exatamente o que era para representar e por isso gostei bastante. Mas a fonte escolhida pro seu título não ficou muito bem colocada, achei ela muito simples pra capa, por isso descontei alguns pontinhos da fonte. Tirando isso, você conseguiu deixar a capa atrativa e com um visual cool.
Valor: 1.7 de 2.0

Sinopse
Eu li atentamente seu resumo e acho que a ideia da história é ótima, e inovadora porque foge um pouco do clichê e eu gosto disso. Mas acho que você não conseguiu colocar isso na sua sinopse de um jeito que chame a atenção que você merece, então vamos lá:
‘’Tiffany e Tommy são irmãos gêmeos!’’ Bem aqui, darling, você concentrou muita emoção com um ponto de exclamação, como se fosse um destaque ou a conclusão com muito ênfase. Então, talvez um ponto final fosse o mais correto, porque simplesmente é uma afirmação e não uma comemoração.
‘’Tommy o mais velho e o único filho homem do rei, e escolhido para ser o próximo rei de Monterrell.’’ Você usou muitas palavras para explicar algo simples, e usou ‘’rei’’ duas vezes na mesma frase e isso torna a leitura cansativa. Tirando isso, a frase se tornaria algo do tipo ‘’Tommy é único filho homem, e herdeiro de Monterrell.’’ Isso já explicaria que ele é homem por ser herdeiro e por você citar Tommy, que costuma ser um nome masculino. Pulando isso rapidamente... Que nome chique! ‘’Monterrell’’ e um sobrenome bem cool. Você também se esqueceu de acentuar o ‘’e’’, já que colocou a vírgula depois da palavra rei.
‘’Tiffany sempre foi esquecida e deixada de lado. Ela nunca gostou dos ensinamentos para uma ser donzela, uma mãe de família. Ela sempre gostou de corre e lutar.’’ Para começar, na hora de escrever você acabou trocando a ordem em ‘’para ser uma donzela’’ e acabou colocando ‘’uma ser donzela’’. Achei meio desorganizado toda a explicação da vida de Tiffany, e falta um ‘’r’’ em ‘’corre’’ que ficaria ‘’correr’’. Dá pra melhorar essa frase, deixando-a mais curta e resumida. Tipo ‘’Tiffany sempre foi deixado de lado, pois nunca gostou dos ensinamentos para ser uma donzela e sempre gostou de correr e lutar.’’ Você usou muito ‘’ela’’ para falar sobre Tiffany, o que não tem muita necessidade.
‘’Mas a paz no reino e corrompida por uma ameaça que consegue matar o rei e a rainha. E ainda por cima, envenenar o príncipe Tommy, o deixando em coma. Tiffany entra em estado de choque, ela larga o castelo e escondida entra nas tropas reais. O que será que irá acontecer com ela?

Acompanhe...’’ Ok, na primeira frase falta um acento em ‘’e corrompida’’ e ficou meio confuso esse ‘’que consegue’’, talvez pudesse ser trocado por ‘’acaba matando’’, que ficaria: ‘’Mas a paz no reino é corrompida por uma ameaça que acaba matando o rei e a rainha.’’ A segunda frase também ficou confusa, e a terceira frase não necessita de ‘’ela larga’’ porque já sabemos que é Tiffany, então ‘’larga’’ ficaria melhor. Falta um ‘’é’’ depois do ‘’e’’ que ficaria tudo mais ou menos assim: ‘’Tiffany entra em estado de choque, larga o castelo e é escondida na tropa real. ’’
Ok, ok agora chegamos ao final da sinopse e geralmente perguntas no final podem ser usadas, é claro, mas se você já incitou a curiosidade do leitor não seria necessário fazer uma pergunta de ‘’O que será que irá acontecer com ela’’, porque já estão interessados em saber mais. O ‘’acompanhe’’ também não ficou muito cool, porque acaba deixando o leitor meio desanimado.
Valor: 1.0 de 2.0

Enredo
Eu adorei o enredo! Eu achei bem bacana esse negócio de princesa guerreira, preconceitos, etc. Realmente acho que foi algo bem elaborado, mas não muito bem distribuído. A forma como a princesa se expressa, mudando de humor muito rápido fez o leitor se perder. Você descreveu os personagens de uma forma meio rasa, mas tenho certeza de que vai aprofundá-los ao longo da história, então não é um grande problema. Também foge do clichê, e o que eu achei mais cool foi o fato de que para conseguir salvar o irmão ela deveria conseguir uma flor pela guerra.
Então, nisso eu quase não tenho o que reclamar. Só falta tornar seus personagens mais reais, porque às vezes eles parecem um pouco que superficiais na forma como agem.

Valor: 2.5 de 3.0

Ortografia
Certo, essa é a parte delicada da história: há bastante erro ortográfico e de digitação também, mas você escreve bem só preciso dobrar a revisão do texto, assim você conseguirá atrair mais leitores.
Pra começar, usa-se travessão (—) para indicar a fala de um personagem ou aspas (‘’). Geralmente no teclado não tem como colocar o travessão pronto, e sim a meia-risca que não costuma ser o correto (--). Uma forma simples de trocar a meia-risca pelo travessão é copiar e colar, é meio cansativo, mas tem suas vantagens. Também há como alterar isso nos locais aonde você escreve tipo Word, etc. (só procurar no Google algum tutorial).
Eu indicaria pra te ajudar por enquanto um beta-reader, ele iria corrigir seu texto antes de postá-lo e apontar seus erros de ortografia. Há lugares também onde eles te ensinam mais sobre português e eu te indicaria uma categoria que tem no Nyah!Fanfiction, mas há vários sites também que buscam melhorar sua escrita! No início é chatinho, principalmente porque o português é uma língua difícil de escrever, mas aos poucos você vai pegando o jeito.
Acho que é isso. Você tem capacidade, só precisa se turbinar e sem dúvidas vai melhorar o visual da sua história.

Valor: 1.0 de 3.0

Crítica geral
Eu gostei bastante da sua história, é original e isso é interessante. No negócio da sinopse, se não for boa em escrever sinopses (eu sou péssima nisso, rsrs) existe vários sites tipo o Kat Fanfics que disponibilizam serviços para fazer isso e outros também; o Kat também faz o serviço de beta, que talvez te ajude bastante também. Tirando isso, tudo ok! ^^ Espero que tenha gostado, não se esqueça de comentar u.u 

Nota geral:
6,2. 


Nenhum comentário :

Postar um comentário