Image Map

quinta-feira, 17 de março de 2016

AF: Sp'y Criminal Love (~BrenndaBaker)



~Aserehe ra de re~
Não preciso dizer que sinto muito pela demora, não é? Então, sorry. Mas com a volta das aulas e um monte de série pra assistir na Netflix não está fácil. Mas ok, eis que eu surgi <3
Então vamos começar lembrando que a avaliação tem sempre em mente ajudar e não ofender. Mas qualquer coisinha fala aê.

Capa

Logo de cara, curti bastante os psd’s usados na capa que deram um ar bem charmoso. A fonte usada é bem chamativa e eu gostei disso. O tema da capa já fala um pouco sobre a história e o que está acontecendo. Ela chama a atenção, e ainda tem essa linda da Barbara interpretando a Angel :3 A única coisinha que me incomodou foram as imagens que não achei muito bem colocadas, acho que a designer usou imagens em png, o que explicaria. É bonita e é interessante, mas se eu olhar rápido demais conseguiria ver alguns personagens quase voando dentro da capa huah por causa dá má colocação.

Valor: 1.6 de 2.0

Sinopse

Essa sinopse tem uma colocação muitíssimo boa, pois explicou direitinho o enredo da história sem precisar revelar muito. É mediana e a frase ‘’uns que uns chamam de loucura, eles chamam de amor’’ é bem legal e deu um ar profundo que chama a atenção. Porém, não gostei da quantidade de vírgulas que deixa a leitura acelerada e longa demais. Houve faltas de ponto que foi substituída pela vírgula. Se fosse para dar uma corrigida nisso, ela ficaria mais ou menos assim:
‘’Se Angel Sp’y Campbell pudesse descrever sua vida em uma única palavra, esta não seria outra senão: perfeição. Em sua mente, nada podia destruir o pequeno paraíso em que vivia. Porém, ela estava enganada já que todas as coisas que para ela eram intocáveis despencaram em questão de segundos. O assassinato de seus pais foi um choque, uma dor que nunca antes sentiu, mas seus infortúnios não pararam na horrível tragédia. Logo Angel descobriu que seu cotidiano perfeito não era mais que uma fachada, por trás de suas riquezas escondiam-se inúmeros segredos. Os mistérios permaneciam persistentes mesmo em outro país, aonde conheceu Justin Bieber, o mais criminoso e mais apaixonante homem que podia conhecer. Ela jamais estaria a salvo. O que uns chamam de loucura, eles chamam de amor. ‘’
Como pode observar, não alterei quase nada da sinopse em palavras apenas consertei a pontuação que estava bastante prejudicial. Há também serviços em vários sites que disponibilizam ajuda para fazer sinopse, mas creio que esse não seja o caso.

Valor: 1.4 de 2.0

Enredo

Bom, o enredo não foge muito do clichê já que o modelo é garota versus badboy/criminoso e eu vi bastante potencial, mas as falhas estão bem ressaltadas na história. Pra começar, os seguranças dela seguem a moça em todos os lugares... Porém é estranho. Assim, a primeira reação das pessoas que verem isso é se assustar, apesar de ela ser rica, isso só seria explicado se os pais fossem pessoas públicas tais como a filha do presidente ou algo do tipo.
Os flashbacks são confusos às vezes meio irrealistas em algumas partes e também falta certa construção de personalidade  da Angel e do Justin também. É mostrado que ela é uma pessoa doce, e eu não consegui entender porque o Justin faz tanto mal para ela e mesmo assim, ela continua ali sorridente e feliz demais. Sobre o Bieber, é uma pessoa complicada demais e com poucos motivos... Achei bacana a explicação sobre como ele se tornou um criminoso, mas mesmo assim não faz jus.
Acho que o potencial tá aí, só precisa ser desenvolvido e mostrado. As falhas são grandes, ninguém mata ninguém e deixa tantos rastros, tente aprofundar mais a personalidade deles sabe. Tente torná-los mais... Reais.
PS.: jogar um sobretudo no lixo não é legal.

Valor: 1.5 de 3.0
Ortografia

A ortografia da história está um pouco precária. Pra começar pelo Prólogo, que tem falta de vírgula e acentuação profundas, e o finalzinho repete duas vezes. Então, há problemas com ‘’mas’’ e ‘’mais’’, ‘’agente’’ e ‘’a gente’’ e outras coisinhas que precisam ser corrigidas. Uma forma fácil, fácil de pegar isso é lendo muitoooo livros e prestar atenção na gramática. Se houver alguma dúvida, o Google também pode ajudar.
O início da história está todo em Itálico, o que incomoda. Isso só é consertado lá para o capítulo oito. O Itálico só precisa ser usado para frisar algo ou escrever fora do tempo real da história, tal como um flashback ou coisa do tipo.
A troca de point of view ou ‘’pov’’ no mesmo capítulo é desnecessária e faz com que fica mais confuso ainda. Não é necessário mais que no máximo uma troca de ponto de vista no mesmo capítulo. Outra coisinha é que não é que necessariamente o protagonista está gritando, que precisa GRITAR em caps lock. Serve um simples ‘’ele gritou.’’. Mas aí é mais opção da autora.
Eu sugiro uma revisão profunda nos capítulos e até mesmo, quem sabe, uma reconstrução. Isso é normal e às vezes ajuda que o autor observe e evolua sua escrita. Um beta-reader que te indique suas falhas a cada capítulo também ajudaria, e existem alguns sites para correção de texto. Aqui no Kat Fanfics existe essa opção, se não me engano.

2.0 de 3.0

Avaliação Geral

Eu vi certa evolução na história de pouco em pouco, mas acho que ainda há muito para se amadurecer. O visual da história no externo (capa e sinopse) não é ruim, mas faltam certas coisas que deixariam um leitor desanimado para ler. Já o interno (texto) é confuso e preciso ser trabalhado com delicadeza e atenção redobrada, principalmente na ortografia.
O enredo é algo que precisa surpreender um leitor e não importa se ele é clichê ou não, desde que bem escrito e bem feito, vai ser ótimo. Não desfavorece em nada sua história.
Como eu já disse antes, o potencial já está aí. Só precisa ser treinado e moldado, e isso é super normal.
Observação: escolha uma língua somente nos títulos, já que eu percebi que às vezes o título está em português e outras vezes em inglês.

Nota geral:
6,5. 

E é isso, espero que tenha gostado qualquer coisa é só falar!
Xoxo,



2 comentários :

  1. Bom amor, não sei nem por onde começar.. Primeiramente quero te agradecer pelas dicas, essa é minha primeira fic e me sinto perdida às vezes, sempre olhava as outras fanfics pra ver se a minha estava igual, e nunca ajudava 100% como sua crítica, agora sim sei oq que tenho que melhorar e você me AJUDOU MUITO oops! Ajudou muito - ela gritou.
    Brincadeiras à parte muito obrigada, vou começar agora a reescrever os caps concertando os erros taaanks amor <33

    ResponderExcluir
  2. Oii moça :3 fico feliz que tenha gostado, a intenção é sempre ajudar! Boa sorte para ti e sua fanfic.
    XOXO (ops)
    Lana

    ResponderExcluir