Image Map

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Entrevistando o autor - Zerstören, por Carol Lair

ENTREVISTANDO O AUTOR
by Jaxtom

Fanfic: Zerstören
Autor(a): Carol Lair


Sinopse:
No auge da Primeira Guerra, Lily Evans desiste de lutar pelos ideais da Ordem e misteriosamente desaparece da vida de todos, sem se despedir de ninguém. Dois anos depois, um ano após a queda de Lord Voldemort, ela está de volta ao Quartel General dos Aurores, mas ninguém, principalmente seu ex-namorado James Potter, parece estar disposto a confiar nela novamente.

Leia a fanfic aqui.

1) Qual seu nome, idade e onde mora?
Meu nome é Carol, tenho 26 anos e moro em São Paulo - SP.

2) Como foi seu primeiro contato com fanfic? Onde ouviu falar pela primeira vez?
Conheci fanfics de uma forma completamente sem querer. Foi em 2002, eu tinha 11 anos. Tinha um site de Harry Potter que se chamava "Edwidges Homepage", ele era famoso na época da internet discada (ahahaha) e nele tinha tudo sobre Harry Potter, notícias, fotos dos estúdios da Warner, fanarts e, claro, fanfics. Lembro de estar passeando pelo site, procurando o que fazer, quando sem querer entrei na página de fanfics. Eu não sabia o que isso era, mas descobri no momento em que comecei a ler a primeira que me apareceu. E até hoje sigo firme no ramo!

3) Ainda lembra qual foi a primeira história que você leu?
Lembro, claro. Era uma Tiago/Lilian (na época, ninguém usava os nomes em inglês), chamava "Por uma boa causa". Ela ainda existe no fanfiction.net, aliás!

4) Quais fandons você geralmente lê e escreve?
Apenas Harry Potter.

5) Como é a escrita na sua vida? É apenas hobby ou você pretende levar isso profissionalmente?
Eu escrevo desde os 6 anos, portanto a escrita está na minha vida desde que posso me lembrar. Decidi cursar Letras na faculdade justamente porque queria que minha atividade preferida deixasse de ser apenas um hobby e agora, que estou formada, estou trabalhando nisso! Viver de produção literária é minha meta!

6) Por qual motivo você escreve? O que te motiva?
Escrevo porque preciso, pois não consigo me manter "no mundo real" sem sentir falta de algo. Qualquer coisa pode me motivar/inspirar: uma situação engraçada numa festa, um filme de drama que me deixa pensativa por dias, uma conversa com meu namorado... Tudo. Se estou sem ideias e começo a procurar algo para me inspirar, definitivamente qualquer coisa poderá acabar desencadeando minha criatividade.

7) Na vida real, você costuma ler livros? Quais são seus preferidos? Quais autores você admira?
Leio sim! Infelizmente não tantos quanto gostaria, pois as obrigações da vida adulta me roubam muito tempo, mas sempre que sobra tempo, leio sim!

Meus preferidos são (que difícil escolher!):
- A Garota das Laranjas, do Jostein Gaarder
- A Medida do Mundo, do Daniel Kehlmann
- Coleção Harry Potter, óbvio, da JK Rowling

Os autores que mais admiro são:
- Jostein Gaarder
- JK Rowling
- J R R Tolkien
- Anne Rice
- George Orwell
- Clarice Lispector

8) Como surgiu a ideia de escrever Zerstören?
Eu sempre tive vontade de escrever uma história de suspense/mistério no universo de Harry Potter. Mas eu também tinha uma ideia antiga (para Universo Alternativo), na qual a Lily sumia da vida do James depois da formatura da escola, sem se despedir. O problema era que eu nunca conseguia desenvolver algo interessante para esses plots... Foi então que eu resolvi juntar os dois. E o resultado foi Zerstören :) 

9) Como foi pra você trabalhar as relações entre os personagens? Teve algo de experiência pessoal em alguma delas?
Definitivamente tive. Acho que é impossível um autor não colocar um pouco de experiência pessoal em algum personagem. Em Zerstören, coloquei muito de mim no James.

10) Você considera Zerstören um de seus melhores trabalhos?
Acho que posso dizer que sim.

11) Como foi o processo de criação dos personagens (a personalidade, comportamento e tal)? Você se inspirou em algum evento histórico da vida real para escrever?
Como Zerstören se passa no universo mágico de Harry Potter, não pude realmente usar algum evento histórico da vida real para me inspirar. Apenas usei eventos históricos do mundo mágico da JK, no caso, a Primeira Guerra. Então desenvolvi os personagens (suas personalidades e comportamentos) com base nos traumas e tragédias deixados por uma guerra. Todos os personagens passaram por grandes perdas e nenhum deles se sente merecedor por ter sobrevivido, pois não conseguiram evitar a morte de alguns amigos e familiares. Os personagens de Zerstören estão se reconstruindo como seres humanos, o fim da guerra é algo ainda recente e todos carregam traumas da experiência. Esse aspecto, aliás, é um dos temas da história.


12) Como você lida com as críticas que eventualmente recebe? Já passou por uma situação que te fez pensar em desistir de escrever (essa ou qualquer outra fic)? Ou, nesse caso, por qual motivo você acredita que essa sua fic é tão querida e tem tantos leitores e comentários?
Até o momento, eu nunca recebi uma crítica realmente pesada, que me fizesse pensar em desistir de escrever. Já recebi um ou outro comentário anônimo meio sarcástico, mas nada que me afetasse de algum modo. Mas acredito que, se recebesse uma crítica negativa bem fundamentada e construtiva, lidaria muito bem com ela, já que sou minha maior crítica. Demoro aproximadamente 2 meses para escrever um capítulo, justamente porque reviso demais, reescrevo várias vezes uma cena etc. E talvez essa busca pelo aprimoramento seja o motivo para a fic receber tanto retorno dos leitores. Sou muito grata a todos eles, não há nada melhor do que ter seu esforço reconhecido :)


13) O que os leitores que vierem a conhecer seu trabalho podem esperar da sua história e de você como autora?
Quanto à Zerstören, eles podem esperar muita dor e sofrimento. E um pouco de alegria também. Agora de mim, como autora, eles podem esperar muito trabalho e esforço para concluir não só essa, mas todas minhas fanfics :)

14) Que dica você daria para quem está começando?
Escreva MUITO. Não desista por falta de comentários ou incentivo dos amigos/família. Se escrever é o que você gosta de fazer, você se tornará muito bom nisso se tiver determinação. Faça sua parte e o reconhecimento virá naturalmente!

15) Sobre projetos futuros, você já tem algum em mente? Pode contar um pouco pra gente?
Sim, tenho três ideias que constantemente martelam minha cabeça, esperando serem colocadas para fora. Mas pretendo concluir Zerstören antes de iniciar qualquer outra. 
O que posso adiantar é que as três são jily, cada uma se passando em uma época diferente :)

Considerações finais: Quero agradecer a vocês pela honra da entrevista. Vocês me fizeram pensar sobre coisas muito interessantes ao responder essas questões e a experiência foi muito proveitosa para mim também. Muito obrigada.

x.x.x

Obrigada, Carol, pela sua participação!

O pedido da entrevista foi da leitora Clenery Aingremont.

Espero que tenham gostado, pessoal!

Não esqueçam de clicar no link lá em cima para conferir e ler a fic Zerstören!

Até a próxima!

Jax


Nenhum comentário :

Postar um comentário