Image Map

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

AF: A Garota Que Quebrou o Tempo (Caaju)



Oi, amor, aqui está sua avaliação.
Espero que goste, não esqueça de comentar.

Capa: 1,6 de 2.0
Sua capa mostra bem o estilo da história, adorei o uso do relógio ligando ao tema, e ao nome, da fanfic e da simplicidade dela também. Apesar disso há algumas coisas que poderiam ser melhoradas, a imagem da atriz da direita ficou clara demais, principalmente se comparada às outras duas ao seu lado, seria melhor tirar um pouco do brilho, para ficar mais parecida com as outras.
Outra coisa também é que há um erro na frase da capa: “Mude uma coisa e todas as outras mudaram sozinhas”, o tempo da palavra mudaram está errado, como as coisas ainda vão mudar ela deve ser escrita no futuro, mudarão, ou seja: “Mude uma coisa e todas as outras mudarão sozinhas”

Sinopse: 1,5 de 2.0
Mesmo a sua sinopse sendo bem explicativa e interessante, o que é bom pois ganha a atenção do leitor, ela contém alguns erros de ortografia, eu considero isso importante, principalmente na sinopse que é a primeira coisa que seus leitores vão ver, por conta deles a nota caiu bastante.
Na frase “...viagem no tempo que correu mal...”, o certo seria usar ocorreu, pois correu é do verbo correr.
Em “...não apenas afetou o tempo, mas como também...”, como não apenas já da ideia de discordância não é necessário colocar o mas após a virgula, se você for ler até soa melhor escrever  “O evento não apenas afetou o tempo, como também deu...”
Acredito que tenha sido um erro de atenção mesmo, já que você usou a virgula certinha em todos os outros lugares, mas em “isto é” não se coloca espaço antes de vírgula.
Novamente acredito que seja um problema com atenção, já que você usou corretamente no início da sinopse, mas em “...guerra travada entre o bem e o mau...” o uso de mau está incorreto, pois mau é o contrário de bom, o correto seria mal.
Por último fiquei meio confusa na última frase “...vida que Israel escondia, vierem à tona surpreendendo à todos.”, desse modo para mim não fez sentido, acredito que você quis dizer “...bem próximos, como as revelações da vida que Israel escondia, que quando vierem à tona surpreenderão à todos”, lembrando da virgula antes do como, mas como não entendi muito bem o que você quis dizer posso estar enganada.
Apesar desses errinhos sua sinopse tem muito potencial.

Ortografia: 1,7 de 2.0
Sua ortografia me deixou confusa, você escreve muitíssimo bem, dá pra ver que tem uma boa base até mesmo pelo estilo de escrita que escolheu, apesar disso encontrei alguns erros que se repetem, e foram esses que destaquei.
Você apresenta alguns problemas com tempos verbais, principalmente naquelas palavras que se pode usar –am ou –ão, ou as que se diferenciam apenas por acentos, por exemplo: Na frase “Diferente de Lena, que precisará de remédios...”, do capítulo oito, o certo seria precisara,  pois sem acento é passado, o mesmo no capítulo 11 em: “Você continuara coletando...” em que o certo seria continuará ou “Elas ficaram preocupadas”, do capítulo 10, que seria elas ficarão.
Cuidado com o uso dos porquês, na frase, “Porque saiu com tanta pressa Halina?”, o porquê correto seria separado e sem acento pois esse é usado em início de perguntas, eu acho essa regra uma baboseira, mas infelizmente a ortografia oficial não, outro erro nessa frase é não colocar virgula antes do sujeito, no caso Halina, achei o mesmo erro na frase: “Vai se fuder Gabriel”, capítulo 11.
Alguns erros aqui e ali por falta de atenção mesmo, como quando você vai escrever uma coisa e escreve outra .
Apesar disso, como eu disse antes, seu modo de escrita é super interessante e bem articulado, é só melhorar esses errinhos que ficaria 100%.

Estrutura: 2.0 de 2.0
Finalmente a parte que eu mais gostei da fanfic, adorei seu modo de escrita, e não apenas ortográfica/gramaticamente, você consegue ambientar a fanfic de um jeito incrível, sem ter que parar o andamento da história para faze-lo, o mesmo você faz com as personalidades dos personagens, consegue apresenta-los fluidamente, por exemplo, eu já sei como a Cosima é pelas atitudes que ela tem no decorrer da história, sem você ter que escrever e dar uma ficha de sua personalidade.
Você conseguiu dar uma história para cada personagem e não apenas para “encher linguiça”, ou seja, as histórias de vidas deles estão nas suas atitudes elas não são esquecidas depois, um exemplo disso é as lembranças e traumas que Lena tem com todos os ocorridos com sua mãe com acontecimentos normais, enfim, você não lembra desse acontecimento apenas quando é necessário e isso faz a história, tanto da Lena quanto da fanfic, ser mais real.

Enredo: 2.0 de 2.0
Achei o seu enredo super original e interessante, apesar de não estar habituada com fanfics Hush Hush, imagino que um contexto tão complicado seja difícil de se encontrar, principalmente com tantos elementos distintos de culturas diferentes. Admito que quando ela começou a gostar do Israel tão rapidamente e sem motivo já fiquei achando que ia ser igual as fanfics clichês que a menina se apaixona só de falar oi, mas lembrei que ele é um anjo e então entendi o que você quis fazer, e achei, inclusive, muito inteligente da sua parte lembrar desse elemento, no caso o elemento dos anjos serem seres perfeitos, e usa-lo a favor da sua história, incluindo tudo da mitologia e não apenas as partes que te interessam.
Enfim, gostei muito da história e de como você decidiu contá-la, só tome cuidado, pelo resumo que você enviou no pedido vi que há ainda muita coisa para acontecer, então preste atenção para não se perder e não se enrolar, ou ficar tão concentrada em um lado da história e se esquecer do outro, ok?


Nota Final: 8,8 de 10

Lembrando que todas as críticas aqui são críticas construtivas, e servem unicamente para ajudar, nunca para criticar negativamente ou menosprezar!


Um comentário :

  1. Gostei muito da sua avaliação. Agradeço por ter mostrado os erros e as partes positivas. Adorei ♡

    ResponderExcluir