Image Map

sábado, 21 de janeiro de 2017

AF: Estudando o Amor (Viih Lovato)



Oi amor, aqui está seu pedido.
Espero que goste e não esqueça de comentar!

Capa: 2.0 de 2.0
A capa é muito boa, é bem feita e ao mesmo tempo em que é romântica ela também é séria, o que combina com o conteúdo da fanfic.

Sinopse: 0,5 de 2.0
Sinceramente, eu não curti sua sinopse, você começa ela bem, porém depois da primeira frase ela deixa de parecer a apresentação da sua história e passa a parecer uma propaganda feminista, eu apoio 100% os movimentos feministas, mas acho que uma sinopse não é o melhor lugar de mostra-los, tente apresenta-los no decorrer da história.
Além disso há alguns erros como em: “bastante predominante no mundo em vivemos”, falta o que antes do em.
Em “Stacy sofria desesperadamente por essa causa”, como você já havia escrito “como ainda existem homens”, você já tinha dado a causa, sendo assim, é desnecessário adicionar “por essa causa”.
Em “deixar para trás todos aqueles que lhe tratam mal”, como você havia escrito anteriormente no tempo passado o verbo tratam ficaria melhor se fosse usado no passado também: “deixar para trás todos aqueles que lhe tratavam/trataram mal”.
Tente arrumar esses errinhos que eu mencionei, você pode também fazer um pedido de sinopse aqui no Kat.

Ortografia: 0,8 de 2.0
Eu encontrei vários erros que podem afastar alguns leitores.
O primeiro e o mais marcante é que você usa o underline(_) para começo e termino de diálogos, isso é errado, o certo seria você usar travessão (—).
Você deve colocar virgula antes de sujeito, esse foi um dos erros que eu mais achei, por exemplo: “Você não precisa fazer isso, Bruna” ou “Não acredito que fez isso, Justin”.
Você estava usando a virgula corretamente até o capítulo 5, e um pouco no 7 também, quando começou a colocar espaços antes das virgulas, o que é incorreto. Além disso em algumas frases você esquece, ou não coloca, o ponto final. Ainda falando de pontuação, as vezes você coloca a virgula e começa a frase seguinte com letra maiúscula, como se estivesse começando um novo parágrafo, sem colocar ponto final.
Em um único capítulo você escreve o internetes “aki” e “Ook”, usar essa linguagem deixa o texto parecer amador e pouco profissional, exceto em mensagens de texto.
Em algumas partes você usa as palavras com -lhe, -me, -o, porém as vezes você não usa, como na frase: “Me levantei e depois deixando-me”, o certo seria você escolher um dos modos para escrever, para que a escrita fique homogenia, ou seja: “Me levantei e me deixando” ou “Levantei-me e deixando-me”
Como são erros bem seguidos, marcantes e repetitivos a nota baixou bastante, tente corrigir esses errinhos ou mandar os capítulos para betagem, aqui no Kat mesmo os pedidos estão abertos.

Estrutura: 1,0 de 2.0
Eu entendo onde você queria ir com sua ideia, porém acho que você se perdeu um pouco e esqueceu de algumas coisas essenciais, é comum as autoras terem a ideia porém saírem escrevendo sem ter um plano, digo isso pois quando eu comecei a escrever também tinha esses problemas.
Sua fanfic fala de um tema extremamente sério, que é a violência contra as mulheres, tão sério que foi o tema da redação do Enem de 2015, portanto um tema sério deve ter uma abordagem séria e humana, você não deve romantizar a violência, não digo que você faça, não deve fazer disso uma coisa boa, principalmente pois, como escritora, você escreve para diversos públicos, talvez alguma das suas leitoras pode ter passado, ou passar, por esse problema.
Por exemplo, eu até entendo o fato do Justin estar ficando mais culpado ou mais humano com relação ao seu tratamento com a Stacy, porém ele muda de modos extremamente radicais, e não gradativamente como seria o mais correto, no capítulo 3 ele se sente mal por ter feito ela soluçar, mas depois quebra a perna dela.
Entrando em outro assunto, o capitulo 1 termina com ela recebendo socos no rosto, batendo seu rosto contra uma pia de mármore e recebendo chutes nas costelas, porém no capítulo seguinte ninguém percebe nenhuma marca, você esquece que após pancadas de tal natureza ela ficaria com hematomas que poderiam durar até mesmo duas semanas, ela poderia até mesmo ter quebrado algumas costelas com os chutes ou ter tido uma contusão com a batida no mármore. Você deve lembrar que toda ação gera consequências, não pode colocar uma agressão sem colocar as consequências dela, tanto as físicas quanto as mentais, ok?
No capítulo 6 ela vai ao hospital por conta de uma fratura na perna, quando o médico pergunta como ela se machucou e ela responde que caiu ele responde praticamente ”Jurava que isso tinha sido violência, mas ok”, isso não aconteceria. Tendo em vista o número de casos não relatados de violência contra mulher os médicos, em geral, tentam ter certeza que aquilo foi mesmo um acidente, pediriam apara a acompanhante se retirar e tentariam de novo, se não conseguisse talvez até falasse algo sobre denunciar, meio que colocando entre linhas, entende?
Digo novamente, com um tema sério como esse você deve ter cuidado, tente se manter o mais fiel à realidade e tente sempre passar uma mensagem positiva, principalmente com assuntos desse gênero.

História: 1,0 de 2.0
Eu vi, também pelo seu resumo, onde você queria levar sua história, e é uma ideia muito original, porém tanto ela, quanto a estrutura, precisam de uma implementação maior. Por enquanto, talvez por ser o início da fanfic, acontece sempre a mesma coisa: Ele bate nela, ela chora, ele se sente culpado, ela fica confusa, ele bate de novo. Tente fazer um roteiro, com como você quer começar, o que quer que aconteça e como terminará a história, se guie por ele, pois por enquanto ela parece meio sem destino.
Apesar disso é uma história muito promissora, que se aperfeiçoada com certeza será muito boa.

Nota Final: 5,3 de 10


Lembrando que todas as críticas aqui são críticas construtivas, e servem unicamente para ajudar, nunca para criticar negativamente ou menosprezar!



Nenhum comentário :

Postar um comentário