Image Map

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Avaliação De Fanfic - Real Love (OpsCamis)


Nome Da Fanfic - Real Love
Autor - OpsCamis
Finalizada - Não
Plataforma - Social Spirit
Categoria - Emily Rudd, Júlio Cocielo, Rafael "CellBit" Lange
Link - Aqui
Sinopse - Jessica, ou Jessi, como gosta de ser chamada, é uma menina como outra qualquer, com seus defeitos e suas qualidades.
Mas há algo em especial quando ela decide criar um canal no YouTube, sem muita esperança de que aquilo acabaria se tornando mais do que apenas um hobbie.
E foi isso que aconteceu, ela acabou ganhando fama, alguns amigos, outros nem tanto...
Estava tudo sobre controle, tudo digamos, “perfeito”
Até agora
Até ele
Até Rafael Lange



CAPA (2,0 Pontos)


Inicialmente, eu acabei sentindo meus olhos um pouco ofuscados por conta da capa conter uma tonalidade abrangente de rosa. Talvez pelo fato de ela ser muito monocromática, teve um pequeno "estouro" de brilho no rosto do Rafa, e ele ficou claro demais, e isso acaba dificultando na hora da visualização.
Outra coisa que eu percebi foi o pequeno gif. Ele é bem pequeno, e foi colocado em um local não muito favorável. Eu vi e revi a capa várias vezes durante vários minutos, e só na última vez consegui visualizar o gif.
Eu gostei da fonte em um estilo brilhante, e acho que combinou com o estilo bem meigo da capa. Os créditos também foram colocados em um lugar bom, e eu a parabenizo por isso.
Recomendo que você trabalhe um pouco mais no brilho das fotos dos personagens, e tente usar PSD's em uma tonalidade mais amarronzada para não deixar tudo em apenas um tom de rosa.
Mova o gif para uma área próxima ao centro (ou aos personagens) e, se precisar, substitua por outro que caia melhor juntamente com o design.

Nota - 1,4/2,0


SINOPSE (2,0 Pontos)


A sinopse me satisfez. Porém, teve um detalhe que eu acho que acabou comprometendo um pouco a história.
Você deixou bem claro que a vida da protagonista iria mudar com a chegada de um cara em específico, sendo ele, o nosso querido Rafa. Isso acaba não deixando os leitores tão curiosos, pois eles vão achar que será sempre aquela mesma coisa de sempre. Aquela história de clichê romântico, no qual a protagonista se apaixona perdidamente quando encara pela primeira vez os olhos do pretendente.
Você fez bem. Começou introduzindo brevemente a personagem, e depois dizendo do que se trata a fanfic: De uma garota que criou um canal no youtube. É assim que sinopses devem ser. Curtas e objetivas.
Apenas acho que você poderia mudar o final. Coloque algo como "Até ele", e não dê o nome do garoto. Ainda na sinopse, levante hipóteses de que o cara de quem a sinopse fala pode não ser exatamente o Rafael, ou ela pode estar falando de mais de um homem.
Por esse mesmo motivo, eu sempre gosto de incluir mais de um personagem na capa, para que o leitor não saiba exatamente que fim a história vai levar.
Apenas há algumas modificações na escritas importantes a serem feitas:
"E foi isso que aconteceu, ela acabou ganhando fama, alguns amigos, outros nem tanto...
Estava tudo sobre controle, tudo digamos, “perfeito”
Até agora
Até ele
Até Rafael Lange"

Vamos corrigir alguns sinais de pontuação. No final, esse trecho ficaria dessa maneira:

"E foi isso que aconteceu. Ela acabou ganhando fama, alguns amigos, inimigos...
Estava tudo sobre controle. Tudo digamos...“perfeito".
Até agora.
Até ele.
Até Rafael Lange."

Fica a seu critério mudar o final.

Nota - 1,8/2,0

GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA (2,0 Pontos)


Eu li todos os capítulos, porque como eu mesmo disse em sua própria fanfic, é IMPOSSÍVEL parar de ler, sério!
Ao longo de vinte e nove capítulos, posso dizer que realmente fiquei satisfeita com sua gramática e ortografia. Eu encontrei apenas alguns erros em letras maiúsculas e minúsculas, POUQUÍSSIMOS (e quase imperceptíveis) erros ortográficos (na maioria das vezes por acentos agudos, circunflexos...) e apenas alguns erros no momento da pontuação.
Nada que realmente prejudicasse o desenrolar da história, então não foi nada realmente muito grave.

Nota - 1,8/2,0

ESCRITA (2,0 Pontos)


Esse foi um ponto mediano. Eu gostei da sua forma de abordar os fatos, e eu realmente me senti dentro da história. Posso dizer que foi uma de minhas fanfics favoritas. Entretanto, eu acabei ficando um pouco "na vontade" em alguns pontos.
O motivo?
Em alguns momentos ÉPICOS eu realmente queria mais detalhes das cenas, mais detalhes sobre o que aconteceu, mais detalhes sobre a história de vida do personagem...
Alguns acontecimentos me deixaram um pouco confusa justamente por não serem tanto abordados. Eu entendo que há muitos acontecimentos para serem desenvolvidos ao longo da fanfic, mas é realmente importante que você trabalhe em todos com cuidado, dando o máximo de informações possíveis ao leitor.

Nota - 1,7/2,0

ENREDO E PERSONAGENS (2,0 Pontos)


Eu gostei muito do seu enredo, e posso ver várias rotas diferentes para serem trabalhadas. Ou seja, você tem em mãos um enredo muito diversificado, que possui várias oportunidades para serem desenvolvidas. Não é algo tão clichê, visto que os personagens são brasileiros e a fanfic (obviamente) se passa no Brasil (o que ultimamente não é muito comum).
Devido a esse fato, já ligamos os personagens. Eles possuem características muito bem definidas. Você conseguiu refletir um pouquinho de cada Youtuber em seu respectivo personagem na história (principalmente na Copa Cirrose, se me permite dizer).
Eu fiquei MUITO feliz quando eu vi que todos os personagens tinham a essência que os youtubers tinham, e que em nenhum momento ela foi desperdiçada!

Nota - 2,0/2,0

Nota Geral - 8,7


Eu gostei muito de sua história, e já está favoritada. Eu estou MUITO ansiosa para saber o que você preparou para os capítulos seguintes, e eu tenho certeza que será um verdadeiro arraso!
Espero que tenha gostado da avaliação, meu bem! Não se esqueça de comentar se gostares, certo?

Beijos da tia Tay!









2 comentários :

  1. MUITO OBRIGADA AMORE! De verdade!
    Pode deixar que esses erros eu vou tentar consertar ao máximo e que essas críticas não foram a toa.
    Fico muito feliz mesmo em saber que você gostou, apesar de tudo <3

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado, meu amor!
    Um beijão <3

    ResponderExcluir